Criar um título profissional estratégico no LinkedIn pode parecer algo irrelevante, mas acredite: o sucesso do seu perfil na rede pode depender muito dele!
A competição na rede pode parecer acirrada, afinal, só aqui no Brasil existem mais de 49 milhões de usuários. Estamos entre os 5 países que mais utilizam a ferramenta e somos considerados o país que mais cresce nesta rede social.
Saber o que escrever no título profissional do seu perfil é muito importante, pois ele ajuda atrair visitantes e gera mais oportunidades, porém, nem sempre é uma tarefa fácil.
Qual a importância do título profissional
O título profissional vai descrever você, então pense no tipo de mensagem que quer transmitir.
Em até 120 caracteres, resuma um pouco sobre:
- Quem é você;
- O que você faz; e
- O que você deseja.
Costumamos dizer que o título profissional é a segunda impressão que você deixa, pois ele vem logo abaixo da sua foto.
Então, se por acaso esse título não for interessante, o seu perfil pode passar batido.
O que colocar no título
Não existe uma regra, você pode usar esse campo para falar um pouco mais sobre como você enxerga o seu papel, por que você escolheu o que faz, o que faz você se destacar e talvez o seu momento profissional.
Abaixo, algumas sugestões:
O seu cargo atual
Estruture o seu título incluindo o seu cargo atual, porém, procure deixar aberto que você é capaz de se adaptar a eventuais mudanças, uma vez que os recrutadores estão sempre atrás de indivíduos que possuam essa capacidade de adaptação.
A sua área de atuação
Informe a sua área de atuação atual ou a última área em que atuou, desde que ela esteja em conexão com o seu objetivo, no caso de você não estar empregado no momento.
Evite incluir muitas áreas diferentes, tenha foco e seja objetivo.
O seu local de trabalho
Mesmo que você esteja aberto para novas oportunidades, é interessante valorizar sua empresa atual, uma vez que é ela quem pode validar as suas competências como profissional.
Isso também vale se você é dono do próprio negócio! Utilize esse espaço para engrandecer a sua empresa.
Interesses profissionais
Escreva algo sobre a sua experiência, porém, como o espaço é pequeno, sugerimos dar destaque ao que você oferece de mais notável e relevante.
Palavras-chave
As palavras-chave, assim como em todas as redes sociais, auxiliam o algoritmo a encontrar pessoas através de seus interesses. Elas são bastante utilizadas nas buscas realizadas por recrutadores, por exemplo.
Veja alguns exemplos de palavras-chave na área de SST:
- Saúde e Segurança do Trabalho
- Segurança do Trabalho
- Trabalho Seguro
- SST e TST
- SESMT
- Health & Security (utilizar apenas se a empresa é multinacional)
Título profissional estratégico no LinkedIn
Vejamos o exemplo da Norma, nossa Embaixadora da Saúde e Segurança do Trabalho.
Apesar na Norma se tratar de um personagem aqui da NR, nosso objetivo é transmitir através da voz dela, orientações, conselhos e conduções práticas e seguras que são fundamentais aos trabalhadores brasileiros.
Utilizamos o termo “Embaixadora”, pois essa função é a de ser uma representante diplomática; e como falar sobre Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil, sem diplomacia, não é mesmo?
Além disso, utilizamos as palavras-chave “Saúde e Segurança do Trabalho” + o nome da nossa empresa “NR Secure”.
Bacana, né?
Cuidados necessários
Agora, vejamos o que não é recomendado utilizar em seu título na rede, pois tão importante quanto saber o que escrever, é muito importante estar atento ao que não escrever!
Evite títulos vendedores
Muito cuidado, pois às vezes a construção do seu título pode soar arrogante, por exemplo: “O melhor Técnico de Segurança” ou “A empresa mais honesta do mercado”.
Escreva sobre o que você sabe fazer e deixe que os elogios, outras pessoas farão quando escreverem recomendações sobre você em seu perfil.
Esteja atento à gramática
Além do cuidado em escrever corretamente, fique atendo às abreviações que utilizar, como também às pontuações.
Cuidado com os termos em outros idiomas, pois ao invés de enriquecer o seu perfil, esses podem fazer com que você passe batido pelas buscas; exemplo dado anteriormente, o uso do termo Health & Security.
Não esqueça do limite de caracteres
Como comentamos no início deste post, o limite dos títulos profissionais no LinkedIn é de 120 caracteres.
Apesar disso, recomendamos que você tente limitar a 50 caracteres, pois dependendo no local, ele vai mostrar apenas esses 50 primeiros caracteres.
“Ah! Mas eu só consigo escrever tudo que preciso mostrar, em 120 caracteres.”
Não tem problema, procure então, colocar o que acredita ser mais relevante, no início do título.
Esqueça termos como “recolocação”
Termos deste tipo, como: “procurando recolocação profissional”, “em transição de carreira”, “busco nova oportunidade”, não são aconselháveis de utilizar, mesmo que você realmente esteja nessas situações.
A grande verdade é que as pessoas não costumam dar importância a essas informações.
Para isso, já existem outras funções dentro da rede, onde você pode destacar esse momento, como o selo #OpenToWork, na foto do seu perfil.
E agora, o que fazer?
Bom, se coloque no lugar de uma pessoa que esteja fazendo uma busca na rede e imagine: “Quais informações no título despertariam a minha atenção?”.
Agora, é mão massa!
Confira também nosso post sobre como construir o Seu Resumo, a Sua História no LinkedIn. Afinal, não é apenas um bom título que vai fazer a sua apresentação se destacar!
Até breve!