Título profissional estratégico no LinkedIn

Título profissional estratégico no LinkedIn
Navegue pelos tópicos:

Criar um título profissional estratégico no LinkedIn pode parecer algo irrelevante, mas acredite: o sucesso do seu perfil na rede pode depender muito dele!

A competição na rede pode parecer acirrada, afinal, só aqui no Brasil existem mais de 49 milhões de usuários. Estamos entre os 5 países que mais utilizam a ferramenta e somos considerados o país que mais cresce nesta rede social.

Saber o que escrever no título profissional do seu perfil é muito importante, pois ele ajuda atrair visitantes e gera mais oportunidades, porém, nem sempre é uma tarefa fácil.

Qual a importância do título profissional

O título profissional vai descrever você, então pense no tipo de mensagem que quer transmitir.

Em até 120 caracteres, resuma um pouco sobre:

  • Quem é você;
  • O que você faz; e
  • O que você deseja.

Costumamos dizer que o título profissional é a segunda impressão que você deixa, pois ele vem logo abaixo da sua foto.

Então, se por acaso esse título não for interessante, o seu perfil pode passar batido.

O que colocar no título

Não existe uma regra, você pode usar esse campo para falar um pouco mais sobre como você enxerga o seu papel, por que você escolheu o que faz, o que faz você se destacar e talvez o seu momento profissional.

Abaixo, algumas sugestões:

O seu cargo atual

Estruture o seu título incluindo o seu cargo atual, porém, procure deixar aberto que você é capaz de se adaptar a eventuais mudanças, uma vez que os recrutadores estão sempre atrás de indivíduos que possuam essa capacidade de adaptação.

A sua área de atuação

Informe a sua área de atuação atual ou a última área em que atuou, desde que ela esteja em conexão com o seu objetivo, no caso de você não estar empregado no momento.

Evite incluir muitas áreas diferentes, tenha foco e seja objetivo.

O seu local de trabalho

Mesmo que você esteja aberto para novas oportunidades, é interessante valorizar sua empresa atual, uma vez que é ela quem pode validar as suas competências como profissional.

Isso também vale se você é dono do próprio negócio! Utilize esse espaço para engrandecer a sua empresa.

Interesses profissionais

Escreva algo sobre a sua experiência, porém, como o espaço é pequeno, sugerimos dar destaque ao que você oferece de mais notável e relevante.

Palavras-chave

As palavras-chave, assim como em todas as redes sociais, auxiliam o algoritmo a encontrar pessoas através de seus interesses. Elas são bastante utilizadas nas buscas realizadas por recrutadores, por exemplo.

Veja alguns exemplos de palavras-chave na área de SST:

  • Saúde e Segurança do Trabalho
  • Segurança do Trabalho
  • Trabalho Seguro
  • SST e TST
  • SESMT
  • Health & Security (utilizar apenas se a empresa é multinacional)

Título profissional estratégico no LinkedIn

Vejamos o exemplo da Norma, nossa Embaixadora da Saúde e Segurança do Trabalho.

Apesar na Norma se tratar de um personagem aqui da NR, nosso objetivo é transmitir através da voz dela, orientações, conselhos e conduções práticas e seguras que são fundamentais aos trabalhadores brasileiros.

Utilizamos o termo “Embaixadora”, pois essa função é a de ser uma representante diplomática; e como falar sobre Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil, sem diplomacia, não é mesmo?

Além disso, utilizamos as palavras-chave “Saúde e Segurança do Trabalho” + o nome da nossa empresa “NR Secure”.

Bacana, né?

Cuidados necessários

Agora, vejamos o que não é recomendado utilizar em seu título na rede, pois tão importante quanto saber o que escrever, é muito importante estar atento ao que não escrever!

Evite títulos vendedores

Muito cuidado, pois às vezes a construção do seu título pode soar arrogante, por exemplo: “O melhor Técnico de Segurança” ou “A empresa mais honesta do mercado”.

Escreva sobre o que você sabe fazer e deixe que os elogios, outras pessoas farão quando escreverem recomendações sobre você em seu perfil.

Esteja atento à gramática

Além do cuidado em escrever corretamente, fique atendo às abreviações que utilizar, como também às pontuações.

Cuidado com os termos em outros idiomas, pois ao invés de enriquecer o seu perfil, esses podem fazer com que você passe batido pelas buscas; exemplo dado anteriormente, o uso do termo Health & Security.

Não esqueça do limite de caracteres

Como comentamos no início deste post, o limite dos títulos profissionais no LinkedIn é de 120 caracteres.

Apesar disso, recomendamos que você tente limitar a 50 caracteres, pois dependendo no local, ele vai mostrar apenas esses 50 primeiros caracteres.

“Ah! Mas eu só consigo escrever tudo que preciso mostrar, em 120 caracteres.”

Não tem problema, procure então, colocar o que acredita ser mais relevante, no início do título.

Esqueça termos como “recolocação”

Termos deste tipo, como: “procurando recolocação profissional”, “em transição de carreira”, “busco nova oportunidade”, não são aconselháveis de utilizar, mesmo que você realmente esteja nessas situações.

A grande verdade é que as pessoas não costumam dar importância a essas informações.

Para isso, já existem outras funções dentro da rede, onde você pode destacar esse momento, como o selo #OpenToWork, na foto do seu perfil.

E agora, o que fazer?

Bom, se coloque no lugar de uma pessoa que esteja fazendo uma busca na rede e imagine: “Quais informações no título despertariam a minha atenção?”.

Agora, é mão massa!

Confira também nosso post sobre como construir o Seu Resumo, a Sua História no LinkedIn. Afinal, não é apenas um bom título que vai fazer a sua apresentação se destacar!

Até breve!

LinkedIn
Twitter
Facebook
Telegram
WhatsApp

Receba em primeira mão conteúdos incríveis

Pesquise por categoria:
Título profissional estratégico no LinkedIn

Título profissional estratégico no LinkedIn

Criar um título profissional estratégico no LinkedIn pode parecer algo irrelevante, mas acredite: o sucesso do seu perfil na rede pode depender muito dele! A competição na rede pode parecer acirrada, afinal, só aqui no Brasil existem mais de 49

Seu resumo no LinkedIn conta sua história!

Seu resumo no LinkedIn conta sua história!

Muitas pessoas ainda deixam a área “sobre” do perfil LinkedIn sem preenchimento, algumas vezes por falta de criatividade quanto ao que escrever, outras por vergonha; mas é importante saber que seu resumo no LinkedIn conta sua história profissional e isso

A Integridade mental dos trabalhadores está em risco

A Integridade mental dos trabalhadores está em risco

Você já parou para pensar que se fala pouco o quanto a integridade mental dos trabalhadores está em risco? Nossa relação com o trabalho O trabalho é uma atividade que ocupa grande parcela do tempo de nossas vidas. Se pararmos

Atendimento à NR 12 traz prejuízos às empresas

Atendimento à NR 12 traz prejuízos às empresas

Tenho certeza de que em algum momento você já parou para pensar no quanto o atendimento à NR 12 traz prejuízos às empresas. Como nós também já paramos para pensar sobre isso diversas vezes, que tal explorarmos alguns pontos importantes

Comercialização de Máquinas sem Laudo NR 12

Comercialização de Máquinas sem Laudo NR 12

Se você é um fabricante de máquinas e equipamentos e comercializa em terriotório nacional, já deve ter se feito essa pergunta: Afinal, por que os fabricantes de máquinas estão obrigados a emitir Laudos NR 12 para a comercialização?